O que é Anarquismo

Estudos, debates, dúvidas envolvendo temas ligados ao anarquismo em geral.

O que é Anarquismo

Mensagempor quimas » 02 Out 2008, 17:33

Anarquismo é uma palavra que deriva da raiz grega αναρχία — an (não, sem) e archê (governador) — e que designa um termo amplo que abrange desde teorias políticas a movimentos sociais que advogam a abolição do capitalismo e do Estado enquanto autoridade imposta e detentora do monopólio do uso da força. Exemplificando, Anarquismo é a teoria libertária baseada na ausência do Estado. De um modo geral, anarquistas são contra qualquer tipo de ordem hierárquica que não seja livremente aceita, defendendo tipos de organizações horizontais e libertárias.

Para os anarquistas, Anarquia significa ausência de coerção, e não ausência de ordem. Uma das visões do senso comum sobre o tema é na verdade o que se denomina por "anomia", ou seja, ausência de leis. Existe em torno desta questão um debate acerca da necessidade ou não de uma moral anarquista, ou se a natureza humana bastaria por si só na manutenção pacífica das relações.

As diferentes vertentes do anarquismo têm compreensões diferentes quanto aos meios para a abolição dos governos e quanto à forma de organização social que disso resultaria.

Fonte: Wikipedia

Para mais detalhes:
Avatar de usuário
quimas
Site Admin
 
Mensagens: 12
Data de registro: 02 Out 2008, 11:59
Localização: RJ - Brasil
---------

Retornar para Anarquismo Geral

Quem está online

Usuários vendo este fórum: Nenhum usuário registrado online e 1 visitante

cron